Roteiro de Teatro "Sítio do Pica-Pau Amarelo"


Monique Saliba

Pode ser realizado em festa de encerramento, folclore ou dia das crianças

Duração: Aproximadamente 1 hora.

Público Alvo: Alunos em fase de Educação Infantil na faixa de 1 a 6 anos. Podendo ser facilmente adaptado a alunos do 1º ciclo do Ensino Fundamental.

Personagens:Teatro sitio

  • Dona Benta (adulto)
  • Tia Anastácia (adulto)
  • Reino das águas Claras (alunos)
  • Animais do Sítio (alunos)
  • Emília (alunas - meninas)
  • Visconde de Sabugosa (alunos- meninos)
  • Saci (alunos-meninos)
  • Cuca (alunas-meninas)
  • Pedrinho (alunos-meninos)
  • Narizinho (alunas-meninas)

Cenário: Painel pintado com a casinha do sítio e árvores em volta, fazer um jardim de flores de balão na frente do palco.

Culinária: Após a apresentação servir comidas típicas para as famílias e crianças (pé de moleque, pão de queijo, cocada, milho cozinho, broa de fubá).

Objetivos:

  • Representar a obra literária através do espetáculo;
  • Aguçar o imaginário de alunos e convidados;
  • Homenagear o escritor Monteiro Lobato;
  • Socializar, integrando responsáveis, alunos, equipe docente, direção e funcionários da escola;
  • Realizar festa com beleza e encantamento.

Desenvolvimento:

Abrem-se as cortinas, Dona Benta sentada na sua cadeira de balanço fazendo tricô e Tia Anastácia no fogão a lenha. (Pode ser feito de caixas de leite)

(Dona Benta) Ah! Como gosto de ficar aqui no sítio, lembrando das histórias, das travessuras das crianças, das maluquices da Emília. Anastácia, cadê você?

(Tia Anastácia) Oh! Dona Benta estou aqui preparando um bolo de fubá bem gostoso para as crianças, a senhora me chamou?

(Dona Benta) Queria que trouxesse aquele baú que está lá no sótão, preciso achar um xale que estava lá para me esquentar mais a noite, pois parece que hoje vai fazer muito frio.

(Tia Anastácia) Já vou buscar Dona Benta (Vai até a coxia e pega um baú, colocar um livro de histórias bem grande lá dentro, juntamente com adereços diversos e fantasias).

(Dona Benta) Nossa quanta coisa antiga por aqui, tem meu chapéu de passear na praia, minha bolsa de ir às festas, olha esse livro aqui quanto tempo não vejo, nele tem a história do sítio.

teatro sitioDança Dona Benta com o livro de histórias grande ao som da Música “No Sítio do Pica-Pau Amarelo”

Adereços: Livro de Histórias bem grande de espuma ou EVA com o texto lá dentro para a narradora ler o teatro e uma colher de pau. O fogão e a cadeira de balanço já estão lá no cenário juntamente com o painel de decoração e balões.

Em todo livro de histórias tem reino castelo e fadas, dragão malvados, tem princesas encantadas, mas eu conheço um lugar tão cheio de encantamento onde nem um conto é mais belo.

Um lugar que tem Emília tem rabicó e tem Pedrinho, tem a vovó Dona Benta e a garota Narizinho, têm doces da Tia Anastácia, e o Visconde de Sabugosa.

Um lugar que tem magia muito melhor que um castelo vive a turma do Sítio do Picapau Amarelo.

Entrar a Dona Benta com o livro e a Tia Anastácia com a colher de pau nas mãos dançando pelo meio do público até chegar no palco. Ambas devem rodar com o livro de histórias e mostrar para o público.

(Dona Benta) Hoje vou contar uma história diferente, que toda criança sempre sonhou, com mundos distantes, viagens para o fundo do mar, tem boneca falante, alegria e muita magia. Era uma vez ...
Um reino muito especial de águas limpinhas, peixes coloridos, é verdade mamãe, papais e crianças, um mundo onde tudo é possível, fica bem lá no fundo do mar. Neste reino encantado á viver é sempre uma festa, os peixinhos adoram brincar entre si, e esconder das sereias nas pedras de areia. Com vocês o reino das águas claras:

Dançam os alunos do Berçário – vestidos de peixinhos ao som da música “Reino das Águas Claras” – cantada por Jorge Vercilo.Teatro sitio

Adereços: Pano Azul para colocar os bebês assentados e pano azul para balançar dando a idéia de água e bolinhas de sabão. Deve-se vestir as professoras com túnicas, também em tom azul, dando a idéia que elas são a água. As professoras, então, balançam outro TNT azul para o alto e para baixo dando idéia de movimento de água, brincando, escondendo e mostrando os bebês.

OBS: Durante a música soltar bolinhas de sabão para os bebês e balançar o pano azul.

(Dona Benta) Aqui no sítio todos cuidamos dos animais, preservamos a natureza e gostamos de viver com muito carinho e amor, tirar o leite da vaquinha de manhã, pegar ovos no galinheiro, tosquiar a lã das ovelhinhas, mas tudo com bastante cuidado...

Entram os alunos do mini maternal, vestidos de bichinhos para dançar ao som da música: “Filho do filhote” de Rubinho do Vale.

OBS: Cada criança deve levar um bichinho de pelúcia para representar seu filhote.

(Dona Benta) Ah! Como é bom lembrar de todas as belezas que temos por aqui, mas não podia esquecer de uma boneca que foi feita por tia Nastácia é muito espevitada, arruma cada confusão. (Risos).

Entram as meninas do maternal dançando ao som da música Emília, a boneca gente - de Baby Consuelo.

(Dona Benta) E é claro que sempre que a Emília está por perto, tem o Visconde de Sabugosa. Ele é um sábio. Nasceu de um sabugo de milho e sabe contar lindas histórias e fazer muitas experiências científicas.

Teatro sitioMeninas e meninos do maternal dançam vestidos de Emília e Visconde a música tema de abertura do Sítio do Pica-Pau Amarelo.

(Dona Benta) Ah! Mas aqui no sítio também temos personagens bem diferentes, que passam cada susto na gente e assustam até as crianças. Quem nunca escutou isso cuidado com a Cuca que a Cuca te pega e pega daqui paga de lá, mas ela não pega as crianças assim também não, mas faz planos juntamente com o Saci aquele danadinho de uma perna só que adora aprontar traquinagens com as pessoas que chegam no sítio...

Dançam meninos e meninas do Jardim I vestidos de Cuca e Saci ao som da música “Canção da Meia Noite”.

(Dona Benta) Ah! Narizinho é uma doce menina, que toda vovô sempre sonhou em ter como netinha, ela sonha com mundos encantados e vive se fantasiando de princesa, essa menina encanta a todos onde passa. Com vocês a nossas “Narizinhos”.

Teatro sitioDançam as meninas do Jardim II vestidas de Narizinho ao som da música “Narizinho” cantada por Ivete Sangalo.

(Dona Benta) Ah, mas também tenho outro neto muito lindo, o Pedrinho que é corajoso, defende a Narizinho e sempre inventa brincadeiras, adoro passar as férias no Sítio e quando chega nossa que alegria contagia a todos aqui com sua energia.

Dançam os meninos do Jardim II vestidos de Pedrinho ao som da música “Pedrinho”cantada por Jota Quest.

OBS: Entrar com brinquedos antigos no palco brincando cada criança com um: bambolê, bola, carrinho de rolimã, corda, estilingue, usar somente brinquedos antigos bem diversos do tempo da vovó.

(Dona Benta) Esses meus netos são especiais, são a alegria do sítio, sem eles não teria a mesma magia de viver por aqui, afinal de contas às crianças são o futuro de nosso mundo, temos que celebrar a infância e ser criança é bom demais, brincar e ser feliz. Com vocês Pedrinho e Narizinho brincando de ser criança.

Dançam meninas e meninos do Jardim II vestidos de Narizinho e Pedrinho ao som da música Carrossel de Esperança.

COREOGRAFIA DE NARIZINHO E PEDRINHO JUNTOS

Adereço: Bolas de Plástico, grandes e coloridas.

Parte Instrumental: Entrar dançando com a bola nas mãos em fila e parar no seu lugar.
A vida é uma criança, um carrossel de esperança ( Jogar a bola para cima baixinho e pegar ela de volta e rodar com ela no alto)

Amor e paz é o que queremos (Mostrar a bola para direita)

Venha com a gente e cantaremos ( Mostrar a bola para esquerda)

O nosso mundo é colorido e como é lindo, igual uma bola de sabão, é de ilusão ( Por a bola no chão e rodar para direita em volta da bola segurando com uma mão e a outra levantada para cima)

Nosso caminho é florido e nossa vida tem sabor de emoção ( Por a bola no chão e rodar para esquerda em volta da bola segurando com uma mão e a outra levantada para cima)

Vem, vem, vem, vem, vem, vem, vem ( Chamar com uma das mãos e segurar a bola com a outra mão apoiada pelo braço)

Vem, eu quero te mostrar ( Pular mostrando a bola para cima ,para baixo)
Vamos juntos caminhar, correr, sorrir, brincar, Cantar e pedir bis ( Pular mostrando a bola para os lados direito esquerdo)

La la la la... ( Fazer uma fila e rodar usando o espaço do palco levantando e abaixando a bola até terminar a parte instrumental)

(Tia Nastácia) Ah! Dona Benta, que história linda que a senhora contou hoje, o nosso sítio é sempre assim um lugar lindo de viver, cheio de paz, amor, carinho, harmonia, magia, histórias, faz de conta e principalmente um lugarzinho especial no coração de cada um aqui presente que com certeza tem doces lembranças da sua infância cheia de lindas histórias para contar. Vamos cantar! Viva esse mundo cheio de paz!

 

Paty Fonte

Monique Corrêa Saliba – Professora de dança, teatro e música. Especialista em técnicas de teatro infantil e coreografias para eventos diversos.

Telefone : (31) 3077-1747 / (31)8873-6553 -

E-mail: moniquesaliba@yahoo.com.br

 

 

 

Fotos gentilmente cedidas pela Escola Educação Infantil Leônidas Paiva localizada em Araguaína – TO a qual realizou o projeto em sua festa de encerramento do ano 2008 sendo um grande sucesso.

 

 

blog comments powered by Disqus