Roteiro de Teatro "Uma viagem ao mundo dos Brinquedos"


Monique Saliba

Duração: 45 minutosteatro

Público Alvo: Alunos da Educação Infantil

Tema: Projeto Brinquedos e Brincadeiras/ Festa do Dia dos Pais

Cenário: Painel de TNT com desenhos de brinquedos antigos desde o tempo do vovô pintado pelas crianças.

Decoração: Montar uma exposição de brinquedos antigos até os brinquedos atuais contando como numa linha de tempo.

Problematização: Ganhar brinquedo é o sonho de consumo de qualquer criança, mas que tal ensinar seu filho ou seus netos outras formas de brincar? Além de desenvolver a coordenação motora e a sociabilidade, as brincadeiras em grupo, realizadas na pracinha, no quintal de casa ou no play dos prédios de apartamentos desenvolvem nas crianças a paciência e a competição saudável e, além disso, resgatar como era a brincadeira no tempo dos pais de vocês? Ela ainda permanece nos dias atuais? Existem outros tipos de brincadeiras? Qual a sua preferida?

Objetivo : Esse Projeto foi desenvolvido na Escola Infantil Cia do Aprender (Belo Horizonte – MG ) para que pudéssemos resgatar os brinquedos e brincadeiras de antigamente e com isso os nossos alunos vivenciassem e integrassem juntamente com os pais a necessidade de brincar e promover por meio da história oral o contato com outras brincadeiras para além do conhecimento da criança, permitindo uma relação entre brincadeira e cultura.

Roteiro do Teatro Realizado na Festa do Dia dos Pais

(Menina) Ai eu preciso chegar na fase final desse jogo, nossa eu vou zerar meu placar! Eu preciso jogar mais e mais!

(Fada do Tempo) Oi...

(Menina) Quem é você?

Sou a Fada do tempo!

(Dança Fada do Tempo e Menina com a Música Ser Criança é bom demais do Rubinho do Vale)

(Menina) De onde você veio?

(Fada do Tempo) De dentro do seu computador, eu estou em toda parte que se conta uma história. Adoro guardar os momentos especiais em minha memória, para jamais ficarem esquecidos.

(Menina) Mas o que você veio fazer aqui?

(Fada do Tempo) Vim te tirar da frente desse computador, para viajarmos no tempo. Sonhos, fantasias e ilusões, quem nunca sonhou em viver uma fantasia? Quando falamos em sonhos e fantasias lembramos sempre das crianças. Ah, o tempo passa tão depressa e a gente cresce, mas nunca se esquece que fomos crianças um dia. E por falar em criança é preciso lembrar que dentro de cada um de vocês pais, existem uma criança que como todas outras tem lindos sonhos. Com vocês nossos pequeninos trazendo a magia da história dos brinquedos e brincadeiras.

(Menina) Nossa de que o papai, o vovô e a mamãe brincavam?

(Fada do Tempo) Desde o tempo do vovô, da vovó, do papai e da mamãe eles brincavam e se divertiam com muita criatividade e alegria. Quem não se lembra do companheiro no soninho, dorme sempre no cantinho, se faltar o travesseiro ele é muito fofinho, com vocês os ursinhos de pelúcia que existem desde o século XIX.

(Dança Berçário cada um com seu ursinho com a Música Ursinho Pimpão do Balão Mágico)teatro

(Fada do Tempo) A bola é um dos brinquedos mais antigos, é uma paixão nacional, toda criança desde cedo adora brincar de bola e torcer pelo seu time.

(Menina) Cadê a torcida do galo? E a do cruzeiro? E a do Brasil?

(Dança Maternal I com as bolas coloridas com a Música Enrola Bola do Rubinho do Vale)

(Fada do Tempo) Nossa o tempo passa, mas ninguém se esquece do seu trenzinho de brinquedo que existe desde 1835, muito antes de passear de Maria Fumaça.

(Dança o Maternal II com a música Trenzinho de Minas de Rubinho do Vale)

(Menina) Ah sabe Fada do tempo eu adoro brincar de boneca, mas até havia me esquecido por que só jogava joguinhos no computador.

(Fada do Tempo) As bonecas de pano de antigamente eram costuradas pelas mães e avós. A cada brincadeira nova, as meninas queriam roupinhas diferentes, todas feitas à mão. As garotas brincavam de casinha e tinham todos os acessórios para aumentar a festa, como panelas, pratos, talheres de plástico e paninho.

(Dança as meninas do Maternal II com a Música Bonequinha do Cd Baby Hits)

(Menina) Todos esses brinquedos o papai, o vovô e a mamãe brincavam e existem até hoje.

(Fada do Tempo) É verdade brincar faz parte da vida de toda criança e com isso podemos imaginar e sonhar. Sabe outro brinquedo que é muito antigo e aposto que todos os papais aqui já brincaram um dia, é o cavalinho de pau que surgiu há muito tempo.

(Dança o Maternal III com a Música Cowboy do Amor do Balão Mágico)

(Fada do Tempo) A eu adoro brincar com esses brinquedos antigos, mas havia me esquecido deles. Tem, o bambolé, a bolinha de sabão, pular corda, pular elástico e soltar pipas.

(Fada do Tempo) A pipa surgiu a mais de três mil anos e também é chamada de papagaio. É a maior alegria soltar pipa com nosso papai,

Vovô no parque ou pracinha e se divertir pra valer.

(Crianças) É uma brincadeira que você mesmo faz, monta a pipa e coloca no céu.

(Dança do 1º Período com a Música da Pipa de Rubinho do Vale)

(Menina) Mas hoje temos lindos brinquedos que foram cada vez mais ficando mais famosos.

(Fada do Tempo ) Encantando gerações a mais de 50 anos as Barbies sempre foram á preferência de todas as meninas que adoram maquiar e dançar como ela.

(Crianças) Viemos dançar, cantar para vocês.

(Dança o 2º Período com a Música Barbie do CD Barbie Hits)

(Fada do Tempo) Nossa viagem está chegando ao fim, viajamos pelo tempo e lembramos de como é bom brincar de várias brincadeiras e não somente ficar jogando computador e mais que isso o melhor de tudo é convidar o papai, o vovô e até a mamãe para brincarem com vocês nesse mundo da imaginação.

Papais precisamos contar um segredo essa linda festa foi feita especialmente para todos vocês .

(Cantar a Música Dia dos Pais do Balão Mágico com todos os alunos)

Paty Fonte

Monique Corrêa Saliba – Professora de dança, teatro e música. Especialista em técnicas de teatro infantil e coreografias para eventos diversos.

Telefone : (31) 3077-1747 / (31)8873-6553 -

E-mail: moniquesaliba@yahoo.com.br

 

 

 

blog comments powered by Disqus