Projeto Horta


HortaDisponível para download gratuito em nosso site desde 2007, incentivando educadores de todo Brasil a criarem um espaço para horta em suas escolas, o projeto contou com a colaboração da Profª Elis Regina P. Röesler que sugeriu atividades para informatizar a proposta.

No mundo atual, a informática já faz parte do cotidiano de nossos alunos. Com efeito, a tecnologia está presente nos brinquedos, nas agências bancárias, na TV, no cinema e nos computadores domésticos, levando lazer, serviços, entretenimento e educação. Assim, enquanto usam o computador em seu dia-a-dia, as crianças têm a chance de entrar no mundo da fantasia, superando de forma lúdica e através de pesquisas as dificuldades de aprendizado dos conceitos das diferentes áreas de estudo. O uso das novas tecnologias permite aos educadores adotarem atitudes não diretivas, aumentando a capacidade criativa dos alunos, tendo em vista que estes passam a caminhar de acordo com sua capacidade de assimilação, escolhendo situações de aprendizagem não delimitadas pelo educador.

Sugestões de recursos de Informática e outras tecnologias para aliar ao projeto:

Materiais Necessários:

  • Computadores conectados à internet,
  • Máquina fotográfica,
  • DVD Player,
  • TV ou Projetor
  • Programas para geração de vídeos
  • Editores de textos
  • Programa para criação de HQ (Histórias em Quadrinhos)

Atividades sugeridas:

  • Pesquisa: utilizar a internet, acessando sites diversificados e realizando comparações entre as informações coletadas. É importante que os alunos participem ativamente desta atividade. Dependendo da faixa etária da turma, podem ser formados grupos onde cada grupo pesquisa determinado assunto e posteriormente são compartilhados os resultados. O educador elabora planilha com as informações coletadas nas pesquisas.
  • Digitalizar os desenhos feitos pelos alunos para criação de painéis, cartazes, murais, slides, etc.
  • Produzir Livros de Receitas: impressos e entregues aos alunos.
  • Geração de vídeo, gravado em DVD, contendo as fotografias e filmagens, planilhas, textos, desenhos dos alunos. As produções podem ser impressas, inseridos em vídeos os arquivos ou ambas as opções.
  • Registrar com fotografias e filmagens as etapas e em textos as impressões dos alunos e como culminância assistir ao vídeo gerado numa tarde de cinema, com direito a ingresso e pipoca.
  • O vídeo produzido, gravado em DVD, pode ainda ser presente de final de ano para as famílias. Exibir para a comunidade escolar e familiares.
  • No editor de textos criar tabelas para registro de dados. Exemplos:

Tabela

  • Pesquisar na internet outras escolas que realizam projetos similares e corresponder-se através de e-mails
  • Publicar no blog ou site da Escola informações referentes ao Projeto, bem como as fotos, e atualizar diariamente ou semanalmente. Mandar pela agenda dos alunos ou por email o link para que os pais possam acessar e acompanhar o desenvolvimento das tarefas.

Paty Fonte, autora do projeto complementa com mais algumas sugestões:

  • Promover estudos sobre as hortaliças, sua época de plantio e colheita, associados ao estudo das estações do ano, do solo e da vegetação local. Criar uma tabela com o material pesquisado e listar os alimentos da época.
  • Realizar pesquisas sobre os alimentos: origem, clima, solo e relevo a fim de descobrir que características favorecem a produção dos alimentos. Expor essas informações em pequenos painéis e no blog ou site da escola.
  • Pesquisar os hábitos alimentares dos diferentes povos como, por exemplo, o povo latino-americano. Solicitar que os grupos criem paródias, poemas ou musicas para socializar as informações.
  • Elaborar uma oficina de culinária com os alunos, utilizando, de preferência, alimentos plantados e colhidos na horta escolar. Essa atividade não precisa acontecer, necessariamente, em uma cozinha. O professor pode propor a confecção de lanches saudáveis utilizando frutas e hortaliças.
  • Pesquisar e produzir gravuras dos cinco grupos de alimentos: cereais, tubérculos e raízes; frutas, legumes e verduras; feijões e outros alimentos vegetais ricos em proteína; leite e derivados, carnes e ovos; gorduras, açúcares e sal. A turma pode montar um painel ou apresentações em vídeo ou Power point classificando as gravuras segundo os grupos apresentados, discutindo a importância do equilíbrio no consumo destes grupos.
  • Difundir informações sobre o ambiente e sobre a alimentação no blog, site ou jornal da escola. Estimular um concurso de produção de textos sobre temas ligados a horta e a alimentação saudável para ser publicado no jornal.
  • Dividir a turma em grupos para que criem um roteiro teatral sobre a relação das crianças com as frutas, as verduras e os legumes. Depois dos roteiros prontos, os alunos produzirão as falas dos personagens e apresentarão a dramatização para toda a escola.
  • Produzir com os alunos charges que abordem temas como cultivo, culinária e consumo de frutas, legumes e verduras (FLV). Pode ser realizada uma exposição das tiras confeccionadas.
  • HortaTrabalhar o tema Cadela Alimentar em sala de aula usando esquemas representativos, salientando a importâncla dos seres decompositores na transformação dos residuos orgânicos. Estes esquemas podem ser confeccionados em papel cartao, formando jogos de montar.
    Apresentar questões para reflexão e debate, como:
    • Insetos-pragas destruíram a plantação (couve, milho, outros). Este fato afeta a cadeia alimentar? De que modo?
    • A mudança climática afeta a cadeia alimentar? De que maneira?
  • Assistir filmes que possam complementar o trabalho. Sugerimos: "Fuga das galinhas". Com base na discussão do filme, evidenciar a questão do instinto de sobrevivência que caracteriza as espécies, inclusive o homem. E a sobrevivência da horta, como fica diante da invasão dos insetos-pragas?
  • Projeto HortaAssistir filmes como “A arca de Noé", "Shrek", "Procurando Nemo". Em seguida, dividir a turma em pequenos grupos e solicitar uma pesquisa sobre cada um dos Biomas brasileiros, enfatizando-se: como classificar os diferentes tipos; qual a diferença deles em relação a biodiversidade (animais e plantas) e, para que servem os animais e plantas dos diferentes tipos. Baseado nos filmes, debater a importância da preservação e do respeito às varias espécies.
  • Discutir os procedimentos de lavagem e higienização das hortaliças e frutas com os alunos e ensinar o procedimento adequado.
  • Agendar visitas ao comercio local de alimentos, como armazéns e supermercados. Preparar junto com a turma um formulário para preenchimento durante a visita. O formulário pode abordar preços, condições de armazenamento, data de validade dos produtos, verificação dos rótulos. Após a visita, estabelecer relações entre a safra e o preço das hortaliças.

“Um pequeno jardim, uma horta, um pedaço de terra, é um microcosmos de todo o mundo natural. Nele encontramos formas de vida, recursos de vida, processos de vida. A partir dele podemos reconceitualizar nosso currículo escolar. Ao construí-lo e cultivá-lo podemos aprender muitas coisas. As crianças o encaram como fonte de tantos mistérios! Ele nos ensina os valores da emocionalidade com a Terra: a vida, a morte, a sobrevivência, os valores da paciência, da perseverança, da criatividade, da adaptação, da transformação, da renovação”.

Moacir Gadotti (Livro Boniteza de um Sonho)

Clique aqui para baixar o Projeto Horta PPD

Profª Elis Regina P. Röesler - Elaboração e adequação de projetos pedagógicos inserindo recursos tecnológicos.
Blog: http://tecnologiaseensino.blogspot.com/
E-mail: informaticapedagogia@gmail.com

Profª Paty Fonte – Diretora Pedagógica dos sites www.projetospedagogicosdinamicos.com e www.cursosppd.com.br
Twitter: @PatyFonte Blog: www.paixaodeeducar2.blogspot.com
E-mail: patyfonte@projetospedagogicosdinamicos.com

 

blog comments powered by Disqus