Projeto de Tempo Integral - PROETI


 

PROETIA Escola Estadual Elpídio Aristides de Freitas (Belo Horizonte – MG) busca oferecer alternativas para concretizar o processo educacional de qualidade de forma satisfatória.

Uma dessas alternativas foi incluir em sua proposta de trabalho, o PROETI – Projeto de Tempo Integral – oferecido pela SEE – Secretaria do Estado de Educação – objetivando melhorar a aprendizagem dos alunos e permitir uma visão mais globalizada dos conteúdos curriculares.

Com o enriquecimento do Currículo Básico, a ênfase está voltada para a alfabetização, letramento, matemática, enfim, e ampliação do universo de experiências artísticas, socioculturais e esportivas dos alunos.

A escola desenvolveu projetos de leitura, artísticos e ambientais em 2011. Dentre eles destacamos:

Arte

O mundo é repleto de símbolos e significados que possibilitam grandes descobertas. A Arte possibilita o desenvolvimento de atitudes essenciais para o indivíduo como o senso crítico, a sensibilidade e a criatividade.

Sabendo-se que um dos objetivos gerais do ensino de Arte, segundo os PCN, é edificar uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal (...), respeitando a própria produção e a dos colegas (...), nossos trabalhos desenvolvidos não poderiam ser diferentes.

MandalaPROETI

A princípio, os alunos ouviram um breve relato de quem foi Carlos Humberto Dantas, com o objetivo de reconhecer o que significa uma mandala, que é tradicionalmente uma imagem circular composta de formas, símbolos e cores variadas numa disposição tal que os olhos acabam sempre convergindo para seu centro. Isso significa que uma mandala não precisa necessariamente ser construída em uma base circular. Geralmente o círculo – mandala – é inserido em um fundo quadrado ou retangular com outras imagens (ou não) que acabam por integrar-se a ela. O que caracteriza uma imagem como mandala é a sua propriedade em fazer o olhar percorrê-la circularmente da periferia para o centro e vice-versa.

Ao colorir a mandala, automaticamente, está sendo trabalhado o comportamento no que se refere a LIMITE, pois cada área que a integra deve ser colorida respeitando critérios estabelecidos ou pelo professor ou pelo próprio aluno. Esse também foi um dos objetivos quando desenvolvemos o trabalho com mandala, trabalhar LIMITE.

É importante salientar que esse trabalho pode ser desenvolvido de algumas formas como colagem, pintura colorido, enfim, porém optamos por colorir.

Foi um sucesso!

Arte Moderna Geométrica

A arte abstrata ou abstracionismo é geralmente entendido como uma forma de arte que não representa objetos próprios da nossa realidade concreta exterior.

Ao invés disso, usa as relações formais entre cores, linhas e superfícies para compor a realidade da obra, de uma maneira “não representacional”.

As formas e as cores estão submetidas à disciplina geométrica.

Em lugar de expressar estados emocionais, os abstratos geométricos expressam estados ou valores intelectuais.

Os alunos da escola fizeram Artes Modernas Geométricas, compostas por retângulos que de maior foi diminuindo até ficar em tamanho menor, como se fosse um dentro do outro sendo que, cada retângulo foi feito com uma cor diferenciada. Olhando para a obra acabada a sensação é de estar vendo um túnel. Tal atividade contribuiu na disciplina de Matemática no que se refere a nomenclaturas.

Educação Ambiental

PROETIEm Educação Ambiental exploraram os termos “Reciclar, Reutilizar e Reduzir” visto que, o lixo representa hoje, uma grave ameaça à vida no planeta por duas razões fundamentais: a sua quantidade, que implica na falta de lugar para depositá-lo e, seus perigos tóxicos, devido todas ou quase todas as substâncias químicas comercializadas consideradas potencialmente danosas à saúde humana.

A corrida desenfreada na produção de bens de consumo pelo homem associado à escassez de recursos não-renováveis e contaminação do meio ambiente, leva-o a ser o maior predador do universo.

Este problema tem feito o homem pensar mais profundamente sobre a reciclagem e reutilização de produtos que simplesmente seriam considerados lixo. A reciclagem, a reutilização e a redução estão sendo vistas como três alternativas para a diminuição da quantidade de lixo no futuro, criando com isso bons hábitos de preservação do meio ambiente. O que nos leva a economizar matéria-prima e energia.

Com o objetivo de reutilizar um produto que seria jogado no lixo, foi proposto aos alunos a confecção de um “peixinho” utilizando CDs velhos e um Porta Treco utilizando material de plástico. Trabalhando assim a criatividade, cores, atenção e interesse pela arte.

Laboratório de Informática

Criação e digitação de frases referentes aos cuidados com o “meio ambiente”

Os instrumentos usados na educação são de extrema importância para a construção e reprodução de visão de mundo.

Para que o aluno sinta-se motivado, estimulado, as adequações didáticas de ensino/aprendizagem devem atender a tais expectativas. Os recursos tecnológicos são meios que alcançam uma aprendizagem diferenciada e significativa.

Alguns alunos do PROETI tiveram seu primeiro contato com o computador na escola Elpídio. É possível perceber a euforia no dia que realizaremos atividades no laboratório de informática.

Na atividade que segue, os alunos estão criando e digitando frases sobre o “meio ambiente”. Aproveitando o ensejo está sendo trabalhados conteúdos concernentes a alfabetização.

Troca de Cartão

Alguns dos alunos, crianças e pré-adolescentes incluídos no PROETI, convivem com uma realidade social adversa.

PROETIA convivência diária com marginais, traficantes – muitas vezes familiares – como também usuários de drogas residentes e freqüentadores das vilas onde moram, faz com que esses alunos tragam para o interior da escola falas e condutas agressivas desta vivência, deixando explícito o declínio de valores e de desestruturação familiar.

Percebendo isso, optei por desenvolver esse trabalho simples, que é a confecção de um cartão para um colega do projeto, com o intuito de trabalhar a socialização e, sobretudo a AFETIVIDADE.

Cada um, a sua maneira, confeccionou o seu cartão, que também foi escrito com a intervenção da professora alfabetizadora.

A mensagem escrita no cartão foi espontânea e de forma bem particular.

Com certeza, o resultado foi positivo, pois, pediram para repetir a atividade, porém, desta vez, escolhendo um familiar para presentear com um cartão.

Numa proposta de trabalho interdisciplinar a equipe desenvolveu ainda o Projeto Lendo e Aprendendo a fim de criar o hábito de leitura nos alunos e incentivá-los a visitar a biblioteca. Entre todos os trabalhos realizados, buscando grande estímulo confeccionaram um MARCA PÁGINA que ficou muito legal e bem criativo.
Considerações da professora alfabetizadora

Enquanto profissionais da educação e professores, devemos utilizar a técnica pedagógica na relação professor/aluno e não sermos apenas técnicos com nossos alunos.

O saber floresce na simplicidade quando o professor é aberto para mudar, criar, reinventar, fazer e refazer.

Acredito que para alcançar um conhecimento significativo nem sempre precisamos lutar para alcançar o impossível.

Faço minhas as palavras de “Paulo Freire”, “mudar é difícil, mas é possível”.

“Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante”.

“Sempre erramos, pois somos seres inacabados.” Há sempre novos erros a cometer, novas lições a aprender.

Os erros cometidos são tentativas de acertos.

Esse é um pouco do trabalho que desenvolvemos.

PROFESSORA ALFABETIZADORA: Profª Regina Célia Cunha Ramaldes

ESPECIALISTA: Profª Cláudia Maria Ramos Cançado

 

 

blog comments powered by Disqus