A presença da mulher brasileira na ciência mundial

Postado em 14 de junho de 2016


Prof. Nelson Pascarelli Filho

Incorporei em minha prática docente a possibilidade de ensinar Ciências através de sua História. Surgiu a possibilidade de resgatar o civismo e a cidadania, o orgulho em ser brasileiro através do estudo das biografias de cientistas brasileiros.

Os alunos montaram pequenos “Dicionários Ilustrados de Cientistas Brasileiros” e aprenderam que o Brasil produz conhecimento científico de alto nível.

A surpresa dos alunos foi imensa! Mais surpresos ainda os alunos ficaram quando estudaram a contribuição para Humanidade de 20 cientistas afro-americanos, que foram excluídos das enciclopédias e livros de Ciências.

Diante do sucesso desse projeto, vislumbrei a possibilidade de fundar Academias de Ciências nas escolas da rede pública municipal de SP com o objetivo resgatar o estudo da História da Ciência e da Tecnologia Brasileira e despertar o interesse dos alunos em saber mais como o conhecimento científico foi e é construído desde o surgimento das primeiras civilizações.

A segunda Academia de Ciências nasceu em março deste ano na EMEF Anália Franco Bastos e a primeira atividade dela foi elaborar a exposição “A Presença da Mulher na Ciência” dialogando com o mês internacional da mulher.

Em abril os alunos elegeram a cientista afro-brasileira Viviane dos Santos Barbosa como patrona.

A exposição das cientistas brasileiras derrubou o mito que a Ciência é branca e masculina e motivou nos alunos importante reflexão sobre racismo e sexismo, promovendo a alteridade, a igualdade entre os sexos e refletindo sobre a condição feminina no Brasil e no mundo.

Entre as diversas cientistas brasileiras estudadas pelos alunos destaco: Adriana Silva, Ana Luiza Cardoso Pereira, Berlita Koiller, Daniela Ferraz, Pereira Leite, Daniella Bonaventura, Fanny Tabak, Johanna Döbereiner, Joana D’Arc Félix de Sousa, Josimari Melo de Santana, Lucia Previato, Mariana Antunes Vieira, Mayana Zatz, Mônica Andersen, Niède Guidon, Rosaly Lopes,

Rubiana Mara Mainardes, Solange Binotto Fagan, Tânia de Araújo-Jorge, Tatiana Barichelo Viviane Ribeiro. Todas elas foram reconhecidas internacionalmente pelas suas pesquisas!


 

 

Prof PascarelliAutoria Prof. Nelson Pascarelli Filho

Consultor Científico-Educacional. Conferencista. Consultor Científico-Educacional, escritor e palestrante. Escreve para as editoras FTD, Giostri, Minuano, Publit e WAK. 18 livros didáticos publicados e adotados em nível nacional.Pós-Graduado em Microbiologia, Pedagogia Hospitalar, Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica. Bacharel em Filosofia e Psicologia. Licenciado em Pedagogia, Biologia, Ciências e Matemática.


blog comments powered by Disqus