Mestres com carinho


Valéria Martins

No dia de 15 de outubro, comemora-se o Dia do Professor.

Em um país em que muitos educadores se sentem desvalorizados, é fundamental que esse dia entre no cronograma de atividades das crianças para que nossos pequenos sejam os primeiros a acabar com a visão deturpada da profissão docente no Brasil.

PRINCIPAIS OBJETIVOSMestre com carinho

Levar o aluno a:

  • Conhecer a rotina profissional dos professores.
  • Valorizar a profissão docente.
  • Refletir sobre o papel do professor na construção de uma sociedade mais justa, mais harmônica e mais solidária.
  • Reconhecer a importância do professor na formação de profissionais de todas as áreas.
  • Desenvolver habilidades de expressão oral, escrita e artística.

PREPARAÇÃO INICIAL

A atividade deve ser aplicada com todas as salas da escola cinco dias letivos antes do dia 15 de outubro e, antes de começá-la, todos os professores da escola deverão trocar de sala com outro professor, ou seja, nenhum professor ficará com os alunos para os quais ministra aulas diariamente. É importante que o professor se desprenda da ideia de que não pode “abandonar” sua sala.

Serão necessárias cinco aulas antes do evento especial no Dia do Professor. Cada escola pode organizar as atividades como melhor for para a sua dinâmica diária, mas uma ideia interessante é usar a última aula de cinco dias letivos.

Depois de trocadas as salas, então, cada professor entra em uma turma.

1a. aula

Se os alunos com os quais você passará as cinco aulas não o conhecer, em primeiro lugar, apresente-se e depois explique que vocês prepararão uma surpresa para o professor daquela turma. Diga que tudo o que prepararem será segredo! Logo depois, pergunte às crianças se elas sabem como é a vida profissional dos professores.

Ouça tudo o que eles têm a dizer. Depois, explique que os professores dedicam-se anos para conseguir uma boa formação acadêmica e que, diferentemente de muitas profissões, além de se dedicar no seu local de trabalho, as escolas, eles levam bastante trabalho para casa em função das atividades escolares que eles têm de criar, preparar e corrigir.

Também pergunte aos alunos se eles sabem como surgiu o Dia do Professor. Deixe-os falar livremente. A seguir, conte às crianças de onde veio a ideia de se criar um dia para homenagear os professores.


HISTÓRICO

Em 1947, numa pequena escola, localizada na cidade de São Paulo, chamada Ginásio Caetano de Campos, os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira, Claudino Busko e Salomão Becker tiveram a ideia de organizar um dia de parada para descanso e, ao mesmo tempo, para planejamento do restante do ano letivo. Salomão Becker, então, sugeriu que a parada ocorresse em 15 de outubro, data na qual em sua cidade natal, Piracicaba, professores e alunos traziam doces para a escola para a realização de uma confraternização. Surge, assim, o Dia do Professor.

DECRETO FEDERAL 52.682

Esse decreto, de 14 de outubro de 1963, oficializou a comemoração do Dia do Professor como feriado escolar. Um dos artigos do decreto explica que para “comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias” (artigo 3).


 

2a. aula - Solicite aos pequenos que pintem a guache um desenho para o professor que ministra aulas todos os dias para eles.

3a. aula -Utilize o celular para gravar mensagens de agradecimento ao professor. Peça que cada aluno deixe uma mensagem de carinho para o seu professor.

4a. aula - Pergunte às crianças nomes de personalidades famosas e de pessoas que fazem parte do seu dia a dia. Diga que elas podem citar nomes de esportistas, cantores, atores, apresentadores de televisão, pediatras, dentistas, enfim, não há limitações.

Escreva o nome das celebridades e das pessoas comuns na lousa e, na sequência, solicite que os alunos digam qual é a profissão desses indivíduos.

Por meio de uma reflexão coletiva, leve-os a perceber que independentemente da profissão dessas pessoas, todas passaram pela escola e todas foram influenciadas e ajudadas por professores.

A ideia dessa parte da atividade é que os alunos percebam a importância da profissão docente na formação da sociedade como um todo.

5a. aula - Por fim, proponha que os alunos escolham uma música para cantar ao seu professor. Ensaie-os e monte uma coreografia emocionante!

FECHAMENTO DA ATIVIDADE - 15 de outubro

Chegou o dia de homenagear os protagonistas do Dia do Professor.

Utilize um espaço especial da escola para que todas as turmas possam entregar seus desenhos e cantar aos seus mestres.

A ideia desse evento é que os professores sejam homenageados. Nós, professores, passamos o ano comemorando muitas datas. Homenageamos muitas profissões, mas chegou a hora de nós sermos homenageados.

Prepare-se, professor, porque esse evento será muito emocionante!

MESTRE SIM E COM MUITO CARINHO!

Prof. Valéria MartinsValéria Martins – Graduada em Letras e Pedagogia. Já trabalhou em todos os níveis da educação, ministrando aulas desde a Educação Infantil até a Universidade. Colunista da revista Educação Infantil – Editora Minuano – a qual publicou a presente matéria na edição nº 46.

 

 

blog comments powered by Disqus