Ensinando o som da letra S


 

Sandra Puliezi

Justificativa: Para que os alunos aprendam a ler e escrever é importante que saibam reconhecer as letras e distinguir os diferentes fonemas. Por isso é necessário inserir na rotina da sala de aula de alfabetização atividades que façam as crianças se familiarizarem com os sons da fala. Uma maneira prazerosa de fazer isso é relacionar o fonema a uma onomatopeia, para que os alunos aprendam de forma fácil e rápida.

Objetivo: Ensinar o nome e o som da letra S; promover a reflexão sobre os sons da fala.

Idade: de 4 a 6 anos

PROPOSTA DE ATIVIDADES

Atividade 1:

Converse com os alunos: as letras servem para representar os sons da nossa fala. Quando juntamos algumas letras podemos formar uma palavra. Cada letra tem um nome e também tem um som.

Veja por exemplo a letra abaixo:

S

  • SO nome dessa letra é “esse”, mas essa letra tem o som parecido com o barulho de uma cobra. Você sabe imitar uma cobra?
  • Imite uma cobra com os alunos: faça movimentos, gestos e sons.
  • Veja a cobra e junto com a professora, faça o mesmo barulho que ela:

Esse é o som da letra S! Agora veja algumas palavras que começam com s e repare no som que ela tem quando juntamos com outra letra.

Professor, nessa atividade comece a explorar a composição da sílaba. Mostre para as crianças que cada letra tem um som, mas que quando está junto com outra letra, é formado um som diferente. Por exemplo: qual é o som da letra A? Qual é o som da letra S? Como fica esse som quando juntamos S com A? Faça a mesma coisa com S e as outras vogais. Utilize muitas figuras e escreva as palavras sempre mostrando o som da letra S.

Letrs SAtividade 2:

Faça uma lista na lousa com os alunos de palavras que eles lembram que se iniciam com S. Diga: Vocês lembram alguma palavra que se inicia com o som da cobrinha /s/? Por exemplo: saia/ sereia/suco (pronuncie o fonema S de forma mais prolongada que as outras letras- sssssaia/ssssereia/ssssssuco).

Na sala de aula tem alguma criança que tem o nome iniciado por essa letra? E na família de vocês? Alguma fruta? Algum animal? (Faça os alunos refletirem sobre as palavras que eles conhecem).

 

Atividade 3:

Cole na lousa algumas palavras iniciadas por SA, SE, SI, SO e SU e outras iniciadas por outras consoantes, uma quantidade de mais ou menos 2 palavras por aluno.

Depois vá pedindo que, um a um, venha até a lousa e pegue a palavra que você disser (Peça as palavras que se iniciam com S). O objetivo é fazer com que o aluno tente ler a palavra que você disse, buscando pistas nas letras de cada palavra, conscientizando-se de que o som dito é /s/, representado pela letra S (Nunca deixe-os esquecer que eles buscam o som da cobra).

Atividade 4:

Veja as figuras e ligue-as à palavra correta. Preste atenção aos sons de todas as letras. Professor, utilize essa atividade para mostrar aos alunos que precisamos prestar atenção em todas as letras das palavras para poder lê-las corretamente. Nesse caso, além das vogais SA, SE, SI, SO, SU, é preciso começar a distinguir os sons das outras letras do alfabeto. Esse é um bom momento para apresentar outros fonemas.

Letra S

 

Ensinando com letras e sonsPara saber mais:

A obra apresenta uma proposta didática para a prática da alfabetização. São atividades que foram utilizadas com sucesso em sala de aula e ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, não significam um retrocesso, uma volta ao tradicional, mas sim um passo para o futuro. Para que os leitores possam entender a proposta como um todo, a autora faz uma breve apresentação das concepções teóricas que foram produzidas pela Psicologia Cognitiva da leitura nas últimas décadas.

 


Vilma OrlandoSandra Puliezi é pedagoga, mestre em Psicologia da Educação e psicopedagoga. Especialista em alfabetização e no ensino de Língua Portuguesa nas séries iniciais. Participa do grupo de pesquisa: Escolarização inicial e desenvolvimento psicológico, na PUC/SP, realizando pesquisa na área de linguagem escrita.

Autora do livro Ensinando com letras e sons, publicado pela WAK Editora.

 

 

 

blog comments powered by Disqus