Espelho na Educação Infantil e Alfabetização


 

Vilma Orlando

EspelhoOs espelhos são muito importantes no processo de adaptação e socialização das crianças com a escola, por isso devem estar presente em sala de aula. É comum ver bebês que passam e voltam, só para se olhar, é uma maneira da criança conhecer-se e enxergar-se como membro do grupo.

Atividade inicial - Leve a criança à frente do espelho para nomeá-la, identificando características particulares e as partes do corpo. Se sua escola não tem muitos recursos fale com alguém sobre esta necessidade. Sempre tem alguém que tem um espelho que se quebrou e vai trocar por um novo. Mande cortar e não se esqueça de decorar com muitas cores!

DICAS DE ATIVIDADES DINÂMICAS

1 - A pessoa mais importante da escola

Em uma caixa coloque um espelho e feche. Faça uma rodinha com seus alunos, fale sobre todas as pessoas que trabalham na escola, explique a função de todas, diretor, professor, secretária, serviços gerais,  e inclua ALUNOS. Depois da apresentação de todos, você diz que dentro daquela caixa, está a foto da pessoa mais importante da escola. Diga que vai mostrar a foto para todos, um por um e peça que ele não fale para nenhum amigo da sala.

Então você mostra a todos a caixa e claro que cada um vai se ver no espelho. Diga que aquela pessoa é a mais importante da escola. Vá até o último aluno e feche a caixa. Observe cada reação deles, e por fim elabore algumas perguntas sobre o que eles viram, se eles concordam etc. Essa aula irá trabalhar a AUTOESTIMA de seus alunos.

2 - Contação de histórias

Sente-se com a turma em roda, no chão, próximos ao espelho fixo da sala. Quando aparecer na história gestos ou movimentos corporais que você considere significativos (por exemplo, o personagem colocou a mão na cabeça), peça às crianças para imitar a cena, olhando-se no espelho. Essa atividade também pode ser realizada fora da sala com um espelho móvel.

3 - IdentidadeEspelho

Com o objetivo de desenvolver a identidade, sugere-se a seguinte atividade para crianças da educação infantil, entre dois e três anos:

  • Estimule a criança a olhar atentamente a própria imagem.
  • Solicite que ela toque diferentes partes do corpo.
  • Sugira brincadeiras como balançar os cabelos, levantar os ombros e cruzar os braços.
  • Encoraje-a imitar os gestos das outras crianças.

A atividade realizada em frente ao espelho tem o intuito de estimular a observação e aumentar a autoestima.

4 - Trabalhando a diversidade

Peça para as crianças ficarem em frente ao espelho e se observarem. Pergunte; "o seu cabelo é da mesma cor que o do seu coleguinha?", "Onde está a sua sobrancelha?", "Quem é mais alto?" etc.

5 - Expressões faciais

De frente para o espelho, peça aos alunos para fazerem uma cara feliz, triste, de dor, brava etc. Você pode mostrar cartazes com diversas fisionomias para que as crianças imitem.

6 - Faz de conta

Disponibilize fantasias, acessórios (chapéus, bijuterias, óculos etc.) e maquiagem e deixe as crianças explorarem a autoimagem livremente, inclusive utilizando o espelho como recurso.

7 - Desenhando no espelho

Desenhe acessórios com tinta guache no espelho, como chapéus, coroa de rei ou de princesa etc. e depois permita que as crianças brinquem de "vestir" esses elementos. "Uma vez, a professora estava trabalhando o tema cinema, e desenhou o chapéu e a bengala do Chaplin". Com turmas de crianças mais velhas, proponha que elas mesmas desenhem roupas, acessórios e partes do corpo, como bigode por exemplo, e depois brinquem.

8 - Autorretrato

Essa atividade pode ser realizada a partir dos 3 anos. Distribua pequenos espelhos, um para cada criança, e peça para se olharem percebendo os detalhes do seu rosto.Também pode se olhar num espelho grande e depois, devem se desenhar. Expor os trabalhos das crianças.


Vilma OrlandoVilma Orlando Pedagoga, Psicopedagoga Escolar,Professora de Educação Infantil e Fundamental da Prefeitura Municipal de Novo Horizonte SP.

Blog: http://www.projetovilma.blogspot.com.br

 

 

 

blog comments powered by Disqus