Interações com a língua: atividades que desenvolvem oralidade, escrita e leitura

S“... Aprender a ler, a escrever, alfabetizar-se  é, antes de mais nada, aprender a ler o mundo, compreender o seu contexto, não numa manipulação mecânica de palavras, mas numa relação dinâmica que vincula linguagem e realidade.”
(Paulo Freire)

Ao se falar em alfabetização, o que deve vir a mente são os três eixos norteadores da mesma: a oralidade, a escrita e a leitura. Uma está ligada a outra incondicionalmente. Alfabetizar é levar a criança a ter prazer, gostar de falar, escrever e ler. Então, alfabetizar não é simplesmente decodificar códigos, símbolos, mas sim decodificar e interpretar o significado, fazer uma análise crítica de algo.

Leia mais

Curso Online Alfabetização e Letramento

Ensinando o som da letra S

SPara que os alunos aprendam a ler e escrever é importante que saibam reconhecer as letras e distinguir os diferentes fonemas. Por isso é necessário inserir na rotina da sala de aula de alfabetização atividades que façam as crianças se familiarizarem com os sons da fala. Uma maneira prazerosa de fazer isso é relacionar o fonema a uma onomatopeia, para que os alunos aprendam de forma fácil e rápida.

Objetivo: Ensinar o nome e o som da letra S; promover a reflexão sobre os sons da fala. Idade: de 4 a 6 anos

Leia mais