Ensinando o som da letra S

SPara que os alunos aprendam a ler e escrever é importante que saibam reconhecer as letras e distinguir os diferentes fonemas. Por isso é necessário inserir na rotina da sala de aula de alfabetização atividades que façam as crianças se familiarizarem com os sons da fala. Uma maneira prazerosa de fazer isso é relacionar o fonema a uma onomatopeia, para que os alunos aprendam de forma fácil e rápida.

Objetivo: Ensinar o nome e o som da letra S; promover a reflexão sobre os sons da fala.

Idade: de 4 a 6 anos

Leia mais

Trabalhar a motricidade refinada das crianças é pré-requisito fundamental na Educação Infantil

modelagemO educador que atua no segmento da Educação Infantil deve trabalhar a motricidade refinada das crianças, pois este é um pré-requisito fundamental para a aquisição da escrita posteriormente, isto é, na alfabetização.

Para isso, é necessário disponibilizar às crianças materiais como massa de modelar, pintura a dedo, que podem ser adquiridas em papelarias ou confeccionadas pelo próprio educador, folhas de revista que possam ser rasgadas pelas crianças e depois coladas numa folha branca, tesoura e cola para recorte e colagem, tabuleiro de areia, macarrões em forma de argola ou a própria argola para serem enfiadas num barbante ou outro tipo de linha, pelas crianças.

Leia mais